O que é DPOC?
DPOC são as iniciais de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Trata-se do bloqueio do fluxo de ar nos pulmões que gera dificuldade para o indivíduo respirar. A bronquite crônica e o enfisema pulmonar são as representantes mais importantes da DPOC.
O principal fator de risco para esta doença é o tabagismo, seja fumante de cigarro ativo ou passivo. Charuto e cachimbo também se relacionam com DPOC. Outros fatores de risco são: poluição do ar, exposição a agentes químicos e infecções respiratórias de repetição.
A pessoa com DPOC apresenta sintomas de tosse, falta de ar e catarro crônico. O dignóstico é feito pelos sintomas, exposição a um fator de risco e a espirometria. Este exame é simples, rápido, indolor e deve ser realizado em serviços especializados.
O pneumologista é o especialista capacitado para avaliar o exame e concluir se é normal ou alterado e, assim, comprovar ou não o diagnóstico de DPOC.
Na DPOC pode haver exacerbações, ou seja, crises com aumento da falta de ar, do catarro que também se torna verde, muito amarelado ou acastanhado. Nesta situação, procurar o pneumologista ou serviço de pronto atendimento para orientação e tratamento imediato da crise.
Base do tratamento da DPOC
Parar de fumar;
Uso de medicações como remédio para dilatar os brônquios, antiinflamatórios e medicações que deixem o catarro mais fácil de ser eliminado (fluidificantes do muco);
Exercícios respiratórios;
Vacinas contra a gripe e pneumonia, principalmente (prevenção de infecção respiratória);
Nos casos graves, aparelhos mecânicos podem ajudar a respirar melhor, assim como uso de oxigênio (necessita de orientação do pneumologista);
As cirurgias para DPOC são indicadas em casos muito graves, inclusive transplante de pulmão.
Mensagem Final
"Parar de fumar é a atitude mais importante da DPOC. Esse tratamento deve ser conduzido pelo pneumologista de sua escolha e seguido corretamente, o que lhe trará melhor qualidade de vida e menos complicações."